Antologio

Colombo ⩼ Dogmas

Ivy Judensnaider. Apostila "Introdução à Educação a Distância", Editora Sol, São Paulo, 2019. Capítulo 1: "Um Pouco de Histórica: das Universidades Medievais às Universidades do Século XXI".

Segundo Buarque (1994), em 1486, na Espanha, por ocasião da viagem de Colombo à Índia, e conforme pedido feito pelos reis católicos Fernando e Isabel, uma comissão da Universidade de Salamanca avaliou o projeto do explorador italiano. Seria possível o empreendimento tal como o navegador estava propondo?

Os acadêmicos responsáveis por essa análise concluíram que não havia como o empreendimento dar certo: Colombo cometera erros nos cálculos em relação ao diâmetro da Terra. Sabe‐se, hoje, que os cálculos de Colombo estavam efetivamente errados; no entanto, a Universidade de Salamanca equivocava‐se em recomendar que a viagem não fosse feita. Indiferente a isso, Colombo viajou e, em vez de encontrar as terras que pretendia explorar, descobriu a América.

Pode‐se perguntar: faltou ousadia e espírito de aventura aos acadêmicos de Salamanca? É provável que sim. As universidades do século XV, tal como algumas universidades do século XXI – e como outras instituições, não necessariamente na área da educação –, tendem a proteger seus dogmas e suas certezas. Como abandonar o que se imagina saber em troca do ainda desconhecido? (BUARQUE, 1994). Por isso, as universidades e outras instituições temem mudanças, resistindo, em especial, ao que pode provocar transformações em suas práticas e estruturas.

Referência

  • BUARQUE, C. A aventura da universidade. 2. ed. São Paulo: Universidade Estadual Paulista; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

blog